SAÚDE - MINISTRO DA SAÚDE, NELSON TEICH PEDE DEMISSÃO

Coletiva de Imprensa com o Presidente da República, Jair Bolsonaro

Ministro Nelson Teich pede demissão na manhã desta sexta-feira (15/05)

Ele é o segundo titular da pasta da Saúde a deixar o cargo durante o período de pandemia.

Teich iniciou as suas atividades no Ministério da Saúde em 17 de abril e após 28 dias pede exoneração do cargo, segundo divulgado nesta manhã.

Os motivos não foram informados oficialmente pelo ministro, mas divergências quanto ao modelo de isolamento e a inclusão do uso da cloroquina para pacientes em estágio inicial da doença em um novo protocolo do Ministério da Saúde são apontadas pelos principais veículos de notícias como sendo as suas principais discordâncias.

Segundo o site da BBC News Brasil (15/05), o ministro teria se demitido em virtude de pressão sofrida do presidente em virtude de falta de alinhamento em questões classificadas com essenciais por Bolsonaro.

O mesmo motivo foi confirmado pelo site G1 (15/05) que ainda apresentou detalhes mais específicos como o decreto do presidente que incluiu barbearias, salões de beleza e academias de ginásticas como atividades essenciais sem prévia consulta ao ministro.

Conforme divulgado pelo site PODER360, o general Eduardo Pazuello, secretário-executivo da pasta, assume o cargo interinamente e complementa que Pazuello foi colocado no ministério por sua capacidade de organização logística.

O nome do deputado Osmar Terra é novamente apontado por assessores do presidente para a ocupação do cargo.

Está prevista uma reunião na parte da tarde desta sexta-feira (15) para mais detalhamentos pela pasta.


Fonte: G1

Comentários